Ilídio Tavares e Edgar Garcia, fundadores do Grupo Tagar, em entrevista à Revista Business Portugal, exploram a recente aquisição da Cariano, SA, que permite ampliar a capacidade de resposta do Grupo melhorando a assistência e proximidade aos seus clientes.
O Grupo TAGAR foi criado em 1980 por Ilídio Tavares e Edgar Garcia e assume-se como uma referência na disponibilização de autogruas, camiões-gruas, plataformas elevatórias e outros equipamentos de grande porte para eólicas e indústria. O grupo integra empresas como a Eurotagar, Idelgrua Ibérica, Gruav, Transtagar e Intergruas, e está presente em vários países da Europa, África e América Latina.
No presente ano 2023 o Grupo TAGAR, líder e referência no mercado português no aluguer de gruas e auto-gruas, realizou a aquisição da conhecida empresa CARIANO SA, uma empresa com mais de 40 anos, localizada na Zona Industrial da Barosa, em Leiria, que se assume como um player com expertise no aluguer de gruas para montagens industriais e de torres eólicas, incluindo serviços de transporte especial, com o intuito de fortalecer a sua estrutura operativa.
Deste modo, o Grupo TAGAR passa a ser constituído a nível nacional por empresas a Norte, Centro e Sul do país, ampliando a sua capacidade de resposta e melhorando a assistência e proximidade aos seus clientes. Para além disto, a experiência, a motivação, a capacidade e as novas ideias da equipa de trabalhadores da CARIANO, SA será fundamental à organização de todo o grupo.
Em entrevista à Revista Business Portugal, os sócios exaltam a importância dos funcionários da empresa, uma vasta equipa de profissionais experientes e onde cada um conta com vários anos de experiência no setor, uma equipa dinâmica e especializada que oferece aos seus clientes soluções onde o rigor, profissionalismo e segurança são as palavas-chave.
O Grupo TAGAR, adquiriu também novos equipamentos com chegada prevista em janeiro de 2024, menos poluentes e mais seguros, otimizando os seus objetivos de sustentabilidade, nomeadamente gruas de 60, 70, 150, 230, 650 e 700 toneladas de capacidade. “Acreditamos na empresa e, por tal motivo, já preconizámos fortes investimentos em novos equipamentos que entrarão em janeiro de 2024”, referem Ilídio e Edgar, ressalvando que desta forma pretendem subir os níveis de segurança no trabalho, diminuir a contaminação ambiental, porque são máquinas mais eficientes, mas também aumentar a qualidade dos serviços aos seus clientes.
Paralelamente, os empresários realçam que os novos investimentos têm como foco tornar a empresa mais competitiva, permitir manter as competências da empresa em Portugal e alargar os seus horizontes, valorizando os seus colaboradores e criando oportunidades para os clientes.
A integração da empresa no Grupo TAGAR leva a que “estejamos posicionados muito mais perto dos nossos clientes a norte e a sul, porque temos uma distribuição de equipamentos ao largo de Portugal”, refere Ilídio Tavares, destacando que a CARIANO, SA tem uma localização estratégica que de certa maneira lhes permite alcançar uma economia de escala.
Todo este esforço e investimento proporcionará uma força mais consolidada às necessidades do mercado nacional e internacional onde a empresa é também uma referência há vários anos.
No presente ano, o Grupo TAGAR tem feito um forte investimento nas áreas de qualidade, ambiente e segurança, visando a melhoria da qualidade dos seus projetos de uma forma sustentável e segura.
O objetivo deste ambicioso plano é criar uma sinergia de trabalho de qualidade entre todas as empresas do Grupo para satisfazer as necessidades dos clientes dos vários mercados de forma rápida e eficiente.
Mais um objetivo alcançado pelo Grupo TAGAR tendo como finalidade a satisfação dos seus clientes.
FONTE: Revista Business Portugal